15.11.12

Câmara de Piracicaba tenta impor restrições "ditatoriais" no plenário


A Câmara de Vereadores de Piracicaba está mostrando não só aos piracicabanos, mas ao Brasil inteiro como desprezam a democracia. Como nunca houve uma participação popular efetiva nas sessões do plenário, a "casa do povo" virou a "casa deles" e agora tentam de todas as formas coibir arbitrariamente essa participação que se tornou efetiva a partir do movimento Reaja Piracicaba. 

As atitudes, muitas vezes infantis, dos "nobres" edis mostram o desespero e despreparo destes em lidar com cidadãos que estão ali cobrando posições e vendo o que realmente fazem nas sessões. É ridículo ver que as pautas são majoritariamente preenchidas com moções de aplausos e denominações de ruas e avenidas da cidade. As ações do movimento Reaja Piracicaba, que basicamente pede a revogação do aumento vergonhoso de 66% no salário dos vereadores,acabaram chamando a atenção de pessoas que não acompanhavam pra isso também. Deve ser isso que deixou alguns vereadores incomodados, pois sempre foram acostumados a passarem quase despercebidos durante seus mandatos. 

Agora a mesa diretora da Câmara resolveu "reagir" ao Reaja tentando impor restrições internas ridículas para o acompanhamento popular das sessões. Dentre as mais absurdas e arbitrárias estão: 

- a proibição do uso de nariz de palhaço, bonés, chapéus e outros adereços que, sengundo eles, ridicularizem os presentes. Aqui está a primeira arbitrariedade contra a liberdade individual, pois cada um veste e coloca o que quiser sobre o corpo, desde que não atente contra o pudor. 

- a proibição de câmeras fotográficas, filmadoras e até captação de imagens por celulares dentro do plenário, pois segundo eles as sessões são gravadas, mas só poderá obter as imagens mediante solicitação dizendo onde será usada e o motivo. Eles dizem que fazem isso por temerem a manipulação das imagens, mas quem disse que eles também não poderiam manipula-las quando acontece algo, como a expulsão do cidadão que não se levantou durante a leitura bíblica, antes de libera-las? Isso é mais uma medida de cunho ditatorial. 

- a proibição de comportamento inadequado, trajes indecentes, portar faixas e cartazes que desacatam os vereadores. Quanto a esse item eu gostaria de saber qual o critério que será adotado para saber o que é comportamento inadequado? Não se levantar durante a leitura da Bíblia, por exemplo, é inadequado, o que ficou claro depois da expulsão do rapaz. Qual o critério para trajes indecentes? Antes podia entrar de bermuda, mas agora não estão mais permitindo, pois alguns que participaram das manifestações estavam de bermuda. O que seria desacato aos edis escrito em cartazes e faixas? Será que não poderemos nem manifestar a ironia nos cartazes? 

Com medidas autoritárias como estas, "Vossas Senhorias" estão reagindo contra o povo e contra a participação deste na casa que por direito é de todos. Mesmo com normas ditatoriais e tentativas de coagir quem os critique não vai calar quem exerce um direito constitucional e democrático que é a liberdade expressão. 

Abaixo está o vídeo do dia em que o cidadão foi expulso da Câmara, assim como o rapaz que estava filmando, como cidadão também, dentro do plenário. Vejam como foi a arbitrariedade e truculência de um dos vereadores que se exaltou contra o rapaz que filmava.
 

Share/Bookmark

Um comentário:

Anônimo disse...

Joao, encontrei um loteamento Humberto Venturini em Piracicaba e pesquisando um pouco mais encontrei voce... quala origem do seu nome "Humberto Venturini"? sera que somos parentes???? abs
Umberto Venturini.

umberto.venturini@emc.com