8.12.09

Arrependimento de um Ex-direitista

Faz pouco mais de dois anos, escrevi um artigo no meu blog e publiquei no Centro de Mídia Independente (CMI)sobre a visita que George W. Bush iria fazer ao Brasil. No artigo eu escrevi que os melhores recepcionistas ao presidente seriam os colunistas gurus da extrema-direita brasileira: Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi. Quem quiser ler esta aqui. Os dois escrevem para a revista Veja e praticam o jornalismo de esgoto. Mainardi é um playboy que conseguiu uma coluna na revista pagando para isso, pelo menos é o que dizem, e o segundo é considerado o cão raivoso da extrema-direita, o qual utiliza uma linguagem truculenta contra aqueles que consideram seus adversários, pois não rezam a sua cartilha. Reinaldo Azevedo ataca aqueles que se dirigem contrários a ele de forma pejorativa e extremamente preconceituosa. Ele tem um desafeto que é o blogueiro e economista Luís Nassif, o qual ele apelida de “mão peluda”. Também teve o caso de leitores da Folha de S.Paulo que criticaram um artigo dele e ele teve o “trabalho” de procurar o nome de cada um na internet para atacá-los pelo lado pessoal e até profissional. Nada ético pra quem quer se mostrar como pessoa séria e profissional.
Enfim, esse artigo rendeu muitos comentários no site e boa parte deles defendendo o guru. Eis que, há dois meses, recebo um e-mail de um desses que criticaram o artigo e defenderam o “esgoto”, o qual reproduzo aqui mantendo o nome dele em sigilo:

“Meu caro João,
Chamo-me ####### ###### ##### e, certa vez, escrevi um comentário a respeito de um texto de tua autoria, que tratava do Reinaldo Azevedo. Se não me engano, Reinaldo Azevedo: Pit-bull de extrema direita. Então, à epoca, eu, ingenuamente, era afinado com os ditames a direita (pois é, coisas da juventude). Escrevi coisas elogiosas ao senhor Reinaldo, esse pit-bull de extrema direita, e, automaticamente contra a Esquerda. Enfim, o que acontece hoje é que não tenha a menor afinidade com a direita, muito menos com reinaldo azevedo, sujeito que me decepcionou muito, assim como qualquer direitista. Entrei na Faculdade de Jornalismo e, incrível, minha mente abriu. Então, como se você colocar meu nome no google, vai aparece lá , na página do CMI Brasil, meu cometário associado ao nome de reinaldo azevedo. Aquilo me entristece muito. Ter meu nome associado ao dele, me entristece muito. Gostaria de saber se você tem como me ajudar a tirar meu comentário, que está postado no fórum CMI Brasil. Aquilo é uma mácula no currículo de qualquer um.
Aguardo resposta.
Abraço.”

Isso me surpreendeu, pois é muito comum ver ex-esquerdistas transformarem-se nos reacionários mais extremos. Isso ocorre, pois é muito mais fácil ser de direita, pois para isso é só aceitar todos os preconceitos existentes e acha-los normais, generalizar tudo e ver as relações sociais, econômicas e políticas de maneira simplista. É assim que a maior parte da direita age, ou melhor, agem por instinto. Por isso que sempre brinco dizendo que os súditos do blog do pit-bull da extrema-direita são os poodles adestrados que apenas repetem o que ele acha.
Para terminar, mandei e-mail agradecendo á ele e perguntei o porque dessa desilusão com o guru. Eis a resposta:

“Beto, a decepção veio em vários aspectos. Não cabe elencar. Por motivos muito importantes e particulares, não posso expor meu nome.Esse é um dos motivos para eu tentar tirar aquele texto do CMI, além da desonra de ter meu nome associado "àquele".”

Portanto, é assim que as pessoas quando adquirem senso crítico e começam a enxergar as manipulações mentirosas desses “formadores de opinião” da grande imprensa brasileira se sentem: com vergonha de ver seus nomes associados aos desses trogloditas.

OBS: O desenho acima representa bem o guru esgoto que cito no texto.

Share/Bookmark

Nenhum comentário: