11.11.09

A situação da saúde pública em Piracicaba

A situação da saúde pública em Piracicaba esta sendo o calcanhar de aquiles do prefeito Barjas Negri. O prefeito, que é ex-ministro da saúde, é um prefeito popular na cidade, pois conquistou muitos votos e eleitorado fazendo obras, em especial as relacionadas ao trânsito. Isso parece ser prioridade para a prefeitura, pois enquanto isso não só a saúde vai mal, mas também outros serviços essenciais como a coleta de lixo e transporte público.
A situação do lixo na cidade se arrasta faz alguns anos, pois tem que exporta-lo para Paulínia e com isso se gasta mais dinheiro e também não há uma política séria sobre a reciclagem.
O transporte público é caro, pois a passagem para aquele que tem o cartão TIP (Terminal Integrado de Piracicaba) custa R$ 2,30 e para quem compra a bordo, custa R$ 2,55! É um absurdo, pois não há cobradores nos ônibus e a condição de boa parte da frota é antiga e precária.
Já a saúde não é de hoje que é motivo de reclamação por parte da população piracicabana. Há falta de médicos nos pronto-socorros e esses estão travando uma briga com a prefeitura, pois denunciam as más condições para o exercício da medicina, como por exemplo, alegam que um médico com 12 horas de plantão chega a fazer 120 atendimentos. A prefeitura já acusa os médicos de serem os culpados pela situação por faltarem e o prefeito até ameaçou de colocar na internet o nome dos médicos que faltassem. A culpa é de todos, pois há médicos “folgados” que negligenciam atendimento e enrolam muitos pacientes que esperam horas nas unidades de pronto-atendimento e a prefeitura também é inepta, pois não oferece plano de carreira decente e salários mais compatíveis e a gestão da pasta deixa muito a desejar. Portanto, não é colocando a população contra os médicos que a situação melhorará, pois o poder público também tem uma parte significativa nesse processo. Acho que o prefeito Barjas deveria aproveitar e colocar o nome e horário daqueles que ocupam cargos de confiança não só da pasta da saúde, mas de toda a prefeitura.
A imprensa da cidade cobre discretamente esse embate, mas é estranho que os articulistas e editorialistas façam pouco caso, pois, a maioria nem comenta esses assuntos aqui, pois parecem ter medo. A situação dos serviços públicos poderá mudar quando, pelo menos, todos os políticos forem obrigados a usá-los. Na educação, os filhos destes deveriam ser matriculados somente em escolas públicas e na saúde, só poderiam usar o serviço público. Garanto que o prefeito, seus secretários e funcionários, inclusive os da pasta da saúde, e todos os políticos da cidade não utilizam os pronto-socorros. Quem sabe se eles fossem usuários desse sistema público a situação não seria diferente.
As melhores reportagens que eu vi até agora, por incrível que pareça, foram feitas pela EPTV Campinas sobre a situação da saúde pública piracicabana. A primeira reportagem foi questionadora e pegou de surpresa os funcionários e a prefeitura e na segunda a equipe voltou em dia de semana e constatou a mesma situação do final de semana. Ouviu todos os lados e fez jornalismo mesmo. Assista aos vídeos abaixo, pois são esclarecedores.
Baixe o Adobe Flash Player

Baixe o Adobe Flash Player
Share/Bookmark

Um comentário:

Anônimo disse...

Betão,

legais as matérias da EPTV, embora, posso lhe dizer, tudo o que foi dito não é muito novidade do que já vem sendo divulgado. De qualquer forma, tem que manter a pressão, faz parte.

Um abração!

Erich