25.8.08

Mais uma ponte desnecessária em Piracicaba

A administração Barjas Negri (PSDB) aqui em Piracicaba faz a cabeça da classe média e deixa contente o setor imobiliário e da construção civil com as inúmeras obras pela cidade, quase todas relacionadas ao trânsito. Algumas necessárias, mas outras parecem piada, como é o caso de mais uma ponte que está sendo construída na Avenida Vollet Sachs entre o terminal do Piracicamirim e o clube Cristóvão Colombo. Como mostra a foto abaixo (retirada do Google), essa ponte será erguida no meio de outras duas pontes já existentes e que distanciam uma da outra aproximadamente 100 metros. Será que uma ponte ali é tão necessária assim?Qualquer pessoa que passar por ali verá a inutilidade da obra, pois quem está indo do lado direito da avenida pode retornar para o outro lado tanto pela Ponte 2 (como mostra a foto acima) quanto pela Ponte 1(foto acima) que fica um pouco a frente. O tráfego do lado esquerdo pode retornar ao outro lado tanto pela Ponte 1 quanto pela rotatória que há poucos metros depois da Ponte 2. Não dá pra entender o porquê de se construir uma ponte no meio de outras duas.
O pior é que essa obra consumirá do dinheiro dos contribuintes piracicabanos quase meio milhão de reais, ou exatos R$ 458.843,27 como diz a placa de mais uma "obra social". Aqui até instalação de poste em ruas desabitadas têm placas como "obra social". As datas de início e término da obra também foram bem pensadas, pois compreende exatamente o período eleitoral. Barjas se reelegerá no 1º turno e pra iniciar a segunda fase de sua administração já irá inaugurar mais uma ponte para satisfazer os olhos dos barjistas. Como não há oposição, pois essa aderiu ao barjismo, a câmara de vereadores piracicabana não segue o seu propósito de fiscalizar o prefeito e sua administração. A câmara é mais uma casa de barganhas onde o apoio dado ao prefeito é para atender interesses privados e partidários, mas não públicos.

Como sou teimoso e ainda pensando do porquê dessa "magnífica" ponte, eu percebi que do lado esquerdo da avenida e bem próximo a nova ponte está sendo anunciado a construção de um clube e condomínio, que está nessa foto acima. Será que é mais uma ponte para atender os anseios de mais uma minoria? Será que é pra ter acesso direto à avenida Vollet Sachs sem ter que pegar a rotatória que quase sempre está congestionada? Digo isso, pois há um outro condomínio de luxo que será construído na estrada do bongue, onde a prefeitura prontamente atendeu aos pedidos dos empresários responsáveis pelo empreendimento, duplicando a estrada. E através de um projeto de lei votado e aprovado pelos vereadores (vendidos), a prefeitura cederá um terreno, que por lei seria municipal, em troca de uma ponte no local. A ponte será no meio de outras duas também, mas que ficam um pouco mais distantes e será orçada em 2 milhões de reais. Já os terrenos que a prefeitura cedeu "gentilmente" em troca dessa ponte, vão valer muito mais que isso. Alguns especulam que o valor chegue a 9 milhões de reais. Se isso for verdade o grupo empresarial lucrará com essa "boa vontade" da prefeitura no mínimo 7 milhões. O secretário da prefeitura alegou que a ponte vai beneficiar o trânsito e a população local, mas quem conhece sabe que ali o trânsito é muito menos intenso que outros locais da cidade. A verdade é que a prefeitura duplicou a estrada do bongue para satisfazer o conforto dos novos moradores do condomínio e a nova ponte também é para eles não terem o "trabalho" de andar alguns metros a mais e pegar as pontes já construídas. Agora têm mais essa ponte sendo construída com dinheiro público bem do lado de outro condomínio que será erguido. Será coincidência?

Nessa foto, aparece o "carimbo" da campanha de Barjas Negri para sua reeleição do lado onde será a ponte. Será mais uma coincidência? A nova ponte, pelo visto, não têm uma explicação plausível e em vez de fazer essa que será para carros, a prefeitura deveria construir, ao longo desse trecho, mais pontes para pedestres, pois dessas têm poucas. Mais uma "obra social" inútil e cara.


Share/Bookmark

3 comentários:

Gleison disse...

A questão é que uma ponte dá mais visibilidade perante o eleitorado do que uma creche ou uma unidade de saúde. Hoje a popularidade do prefeito está em alta devido às inúmeras obras viárias realizadas, porém continuam os problemas de falta de vagas em creches e de atendimento nos postos de saúde. Agora eu pergunto, com o dinheiro de pontes, rotatórias, intervenções aparentemente desnecessárias ou sem urgência, daria para construir quantas escolas? quantos postos de saúde? quantos profissionais poderiam ser contratados? sem falar na valorização dos servidores que já atuam na administração, que tem sido, desde o governo Thame, a pior gestão para o funcionalismo.
Abraços
Gleison
www.escritorincipiente.blogspot.com
www.servtjsp.blogspot.com

Gleison disse...

Acrescentei o "link" do seu blog no meu.
Acesse e divulgue também:
http://escritorincipiente.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá, boa matéria nesse blog, muito afim da realidade. O prefeito, reeleito inclusive, acha em sua pragmatice que as obras devem ser de tijolo mesmo. Falou em entrevista muito de obras, custos, preços, como ele faz. Tudo bem, mas o ser humano destinatário e agente disso tudo ele se esquece. Fala para uma abstração de cidade e cidadania baseada em paredes e muros, que está dentro dele mesmo. Por isso, estas matérias, como a de vocês, além de blogs, teria de estar em algum jornal local, por pequeno que fosse. Um abraço.