4.9.13

A Câmara de Piracicaba e a "coação judicial" contra os cidadãos críticos


As imagens acima, notícias tiradas do site G1 de Piracicaba, dão uma dimensão do momento político que vive a cidade hoje. As notícias falam por si só, pois demonstram como a Câmara de Piracicaba não é acostumada com a participação popular, ou seja, atitudes como essas atuam para inibir a crítica e a liberdade de expressão. 

Desde que começaram as manifestações contra o vergonhoso aumento de 66% dos salários dos vereadores, que culminou na formação do grupo Reaja Piracicaba, até os atuais protestos contra a tarifa extremamente cara do transporte público, colocou em evidência aqueles que estavam acostumados a passarem despercebidos. 

A classe política de Piracicaba não tem nada de diferente das de outras regiões do Brasil. Muitos acham que o clientelismo, por exemplo, só existe nos rincões do país, mas se enganam, pois aqui é a mesma coisa. Teve até vereador por aqui que assumiu publicamente isso e ainda foi reeleito e beneficiado com o novo salário. 

Piracicaba vive uma letargia na política, onde sem oposição há pelo menos 10 anos, a cidade parece estar no "paraíso", onde não se vê contestações ao poder executivo e se há já é totalmente desarticulada pela maioria governista da Câmara. É do jogo político, mas Piracicaba chegou em um nível tão ruim nessa questão, que não só o legislativo, mas quase toda classe política é aliada. E isso não é bom para a democracia nem para a cidadania, pois sem fiscalização efetiva e inibindo a participação popular, dá margem para, principalmente na política, eles fazerem o que querem. E infelizmente é o que ocorre em Piracicaba com essa quase ausência, principalmente de oposição. 

Por isso, a maior parte das contestações e críticas a política da cidade, passaram a ser feitas pelos próprios (alguns) cidadãos através da internet e de espaços de opinião nos jornais da cidade. Eu me incluo nestes, pois sempre fiz isso nesses espaços, assim como faço aqui no meu blog, mas somos uma minoria que geralmente não tem medo de expressar a opinião, o que é garantido na constituição brasileira (Art. 5, inc. IX da Constituição Federal de 88). Infelizmente são as únicas vozes hoje que se levantam em Piracicaba e que agora estão tentando inibir através de uma espécie de "coação judicial". 

Aliás, só um parenteses na questão sobre a oposição política, há um novo vereador, Paulo Camolesi (PV), que começou a fazer oposição e tinha contato com os movimentos populares contra o aumento salarial dos vereadores. Agora está sofrendo não só críticas públicas do legislativo, mas também sanções (que mais parecem uma perseguição mesmo)como a demissão de seu chefe de gabinete, Antônio O. Storel, feita pelo presidente da casa, João Manoel (PTB), pois o assessor havia criticado as atitudes que a Câmara vem tomando em artigo de jornal. 

As atitudes tomadas por alguns vereadores e a Câmara em geral, como mostradas nas notícias acima, envergonham Piracicaba e seus cidadãos. Desde que colocaram vidros para separa-los totalmente da população durante as sessões plenárias, a Câmara demonstrou que a casa não é do povo, mas só deles e de seus assessores. Sem contar no caso que teve repercussão nacional, onde João Manoel (sempre ele!) mandou retirar a força um cidadão que não quis se levantar durante leitura de um trecho da bíblia. E pra piorar ainda tentou processa-lo com base em uma acusação ridícula e sem nexo, mas que foi arquivado.

Aliás, as notícias também mostram que dois vereadores se destacam nessas investidas contra os críticos: Laércio Trevisan (PR) e lógicamente ele, João Manoel (PTB).

O primeiro é o que se mostra mais exaltado, pois não perde a oportunidade em bater boca com manifestantes que vão a Câmara e na internet vasculha e faz uma espécie de patrulha contra aqueles que "ousam" dizer seu nome em vão. Foi o caso, por exemplo, da professora, que é minha prima por sinal, que o criticou no facebook de um amigo e ele assim que viu ameaçou tomar "medidas cabíveis" e ainda a citou publicamente na sua rede social. Dentre as "medidas cabíveis" ele procurou a secretaria de educação, pois a professora é contratada do município, e disse que fez representação contra a mesma. Isso é um claro atentado contra a liberdade de expressão e sugere também uma perseguição que visa coagir minha prima e manda um recado para que outros não façam o mesmo. 

Já o João Manoel ( que está "somente" há 7 mandatos na casa!), além dos dois episódios já citados o envolvendo, também tentou processar um cidadão, que o criticou em espaço de leitores do Jornal de Piracicaba, por "calúnia" e ainda usou advogado da Câmara, mas a ação felizmente foi extinta. 

Se não bastasse só essas notícias, hoje, 04/09/2013, o Jornal de Piracicaba (JP) publicou excelente matéria sobre as inúmeras ações judiciais que a maioria dos vereadores estão movendo contra cidadãos piracicabanos que cometeram o "crime" de critica-los tanto em jornais quanto na internet. A imagem abaixo mostra essa aberração política que Piracicaba vive hoje.
Fonte: JP
Observem que são 35 processos de vereadores, os quais a maioria é da base governista do prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), contra cidadãos e que somam quase R$ 30 mil em indenizações! É o cúmulo do absurdo, pois ainda querem mais dinheiro do povo, mesmo depois de "ganharem" um aumento de 66% nos salários! Parece que além de a maioria das atividades da câmara ser só sobre "moção de aplauso" e "homenagens" agora estão usando o tempo, que seria pra fazer algo útil pra cidade, para processar críticos. 

Não consigo aceitar que um político, que sabe que tem poder e todo aparato jurídico a sua disposição, querer processar pessoas simples que se expressam comedidamente ou não. São figuras públicas e estão sujeitos a isso. Processar comentário de Facebook, por exemplo, é desproposital e ridículo. 

Muitos vereadores e membros da casa tentam justificar o injustificável ao dizer que a democracia permite isso, mas se esquecem da disparidade de poder entre eles e pessoas sem cargo político. Além disso, isso é imoral e essas atitudes são anti-democráticas e de cunho extremamente autoritário e ditatorial.

Agora parece que o ministério público (MP) irá investigar essa conduta vexatória da Câmara contra os críticos, mas qualquer um mais atento sabe que todos esses processos visam calar e inibir críticas e denúncias.A sociedade piracicabana deve repudiar essas atitudes autoritárias desses vereadores e se mobilizar contra isso. 


Agora espero que eu não seja o "36º processo" que esses edis vão mover contra mais um cidadão comum que tem o seu direito a livre expressão cerceado através dessa "coação judicial".

A todos os que estão sendo processados ou que virão a ser, é preciso lembrar que a constituição federal está do nosso lado e que o período de exceção já passou. A não ser que queiram revisitá-lo aqui em Piracicaba. 

Share/Bookmark

15 comentários:

Unknown disse...

Observem que são 35 processos de vereadores, os quais a maioria é da base governista do prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), contra cidadãos e que somam quase R$ 30 mil em indenizações! É o cúmulo do absurdo, pois ainda querem mais dinheiro do povo, mesmo depois de "ganharem" um aumento de 66% nos salários! Parece que além de a maioria das atividades da câmara ser só sobre "moção de aplauso" e "homenagens" agora estão usando o tempo, que seria pra fazer algo útil pra cidade, para processar críticos.
___________________________
Crise de valores determinando crise de identidade, meu caro. Só pode ser isso. Parabéns. Conteste, lute, mostre a verdadeira face desses neoliberais enrustidos.
Em tempo: Verifique se a maioria deles não está a serviço do poder econômico e nada mais.

Caio disse...

É a famosa judicialização das relações pessoais, na qual o debate é obliterado e substituído por uma resolução de conflito em uma esfera que favorece quem está no poder.

Beto - J.H.V. disse...

Sr. Unknown: com ctza é crise d tudo desses edis. Mas é um atentado a democracia todos esses processos.
Caio: disse tudo em uma frase.

Obrigado por participarem e comentarem no blog.

Anônimo disse...

....Tenho medo de deixar meus filhos na escola com professores fazendo estes tipos de comentários ...

Beto - J.H.V. disse...

Tenho vergonha de ter pessoas q vem aqui encher o saco com esses tipos de coisas misturando profissional com pessoal. Vai a merda e se identifica pelo menos!

Anônimo disse...

... pelo jeito quem mistura pessoal com profissional deve ser você nas salas de aula onde presta um desserviço a sociedade enchendo a cabeças de jovens com ideias anarquistas em que nada somam a formação e sim as deixam revoltadas com coisas que você as inventam ...
Anonimo é você que se esconde por traz de ideologia politica metendo "pau" em partido politico...

beijos e abraços... e vai ser feliz...

Beto - J.H.V. disse...

Ae anônimo
Primeiro: se vc fosse alguém digno se identificaria aqui pra escrever esse monte de bosta.
Segundo: não me conhece realmente pois não sabe o que leciono e como faço isso.
Terceiro: se for pau mandado de vereador enchendo o saco mais ainda q tem q se identificar
Pelas merdas q escreveu da pra ver q é um reaça de merda e sim mistura o pessoal com o profissional sem conhecer nenhum dos dois
Então, sou direto: vai pro inferno e encher o saco de outro ou puxar saco de vereador daqui da cidade, seu filhodaputa!

Leonardo disse...

Cara, vc nasceu retardado ou fez curso intensivo depois? Para não perder a viagem, informo que passei nesta M... de blog e perdi preciosos minutos da minha vida lendo esta Bost... Sugiro uma coisa: antes de abrir a boca, vá ler um compêndio de lógica! vai te fazer bem...

Beto - J.H.V. disse...

O anônimo é o Leonardo então? Cara se vc perdeu tempo vindo aqui deve ser pq é um capacho de vereador puxa saco. É isso?
Antes d vir falar merda pra defender a corja política da cidade, toma vergonha na cara seu lixo.
Tratamento com reaça imbecil como vc é assim mesmo.
Então, vá pro inferno e encher o saco d outro seu reaça de merda!

carlos disse...

Ei eco-subversivo, fiquei sabendo que vc esteve na Papuda pra visitar zé dirça. Foi um encontro emocionante e intenso? rsrs

Beto - J.H.V. disse...

Ei Carlos
Foi emocionante e muito intenso o encontro q tive com sua mãe antes de ir pra la, seu lixo.

Anônimo disse...

la vem a Dona Dilma usando da mesma estrategia do Lula (ou mula)...

compra uma refinaria por valor 5x maior depois de 1 ano, poe mais 1 bilhão(isso mesmo, 1 bilhão) para tentar consertar a caca e tenta vender por 180 milhões para desfazer do "probrema"... e agora diz que não sabia de nada...

Olha nosso dinheiro indo para o ralo...

este pais não tem conserto mesmo, como pode um colegiado agora defender bandido de colarinho branco que deram uma punhalada na democracia quando usurparam da nossa cara com o mensalão...

salve-se quem puder...

Beto - J.H.V. disse...

la vem mais um anônimo vagabundo vomitar essas merdas por aqui.

É tão alienado e estúpido q não percebe o jogo político jogado pela imprensa q é partidária da oposição.

É muito ignorante e alvo fácil da manipulação e fica repetindo os chavões desses merdas da gde imprensa q trabalham lado a lado com o psdb/dem e pps pra eleger seus candidatos.

é contra a corrupção,mas como a Globo e a Veja omitem ou não escandalizam os casos envolvendo psdb, por exemplo, acham q é tudo obra d apenas um.

É, parte mínima desse país não tem conserto mesmo, eqto acreditarem piamente nas mentiras e manipulações de uma mídia suja, sectária e partidária.

Anônimo disse...

leia a seção das cartas no JP, que você tanto adora, do dia 21/03/2014 sobre a CorruPTcracia...
Não há partidos bons. Há pessoas boas e ruins, bem ou mal intensionadas.

O pior cego é aquele que não quer enxergar. Tire a venda (e a mascara) que esta na sua cara, deixe o puxassaquismo de lado e seja imparcial nas opiniões.

Aquele 1,8 bilhão que foi jogado em uma refinaria no Texas tem parte do meu suor.
Voce acha que a merda de negocio feito na refinaria é invensão?

Você concorda com os bilhões enfiados nos estadios, deixando o unico beneficio da copa(mobilidade) em segundo plano?

Você concorda com o mensalão? Apesar de surrupiarem pouco (alguns milhoes), é uma punhalada na democracia.

É nitido em seus comentarios o Odio pelo PSDB, não que seja um bom partido (este não há)... vc só olha para o umbigo - levanta a cabeça!

Beto - J.H.V. disse...

Primeira coisa era bom se identificar e deixar de ser covarde e mais coxinha do q é.
Só o fato d tachar apenas um partido pela corrupção já demonstra o qto vc é partidário. É típico reaça de merda alienado pela Veja e Globo.
Repete sempre os mesmos chavões e ignora q nesse campo os partidos da extrema direita são campeões, só q com a mídia, q vc acredita piamente, aliada não diz nada sobre estes.
É incrível notar como é facilmente manipulado pelas principais notícias dessa gde mídia q é tucana. Eles entram no jogo político e jogam do lado da oposição e escandalizam só aquilo q ira beneficiar os seus. Idiotas como vc acreditam q "mensalão" foi o maior escândalo, mas nem se atenta ao q foi a privataria tucana. Ou mesmo um pequeno escândalo dos metros q a imprensa ta suavizando pro psdb, onde o mesmo desviou mais 30 milhões e não vejo reaças como vc indignado.
Levanta a cabeça vc, alienado de merda, e diversifique suas fontes de informação, calhorda