26.10.09

O partidarismo ideológico do Jornal Nacional

O Jornal Nacional da Rede Globo mostrou mais uma vez seu partidarismo e propaganda ideológica em uma “reporcagem”, a qual era sobre a tentativa de reeleição do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega. Nesse caso os juízes rejeitaram a decisão da Suprema Corte do país e disseram se tratar de um golpe de estado.

Até aí nada de mais, até que Fátima Bernardes da exemplos de outros presidentes da América Latina que também mudaram a constituição para permitir a reeleição. Os citados foram: Hugo Chávez (Venezuela), Rafael Correa (Equador), Evo Morales (Bolívia), Álvaro Uribe (Colômbia)e mentem no último exemplo quando citam Manuel Zelaya, dizendo que tentou mudar a constituição para permitir sua reeleição. A verdade é que Zelaya não estava propondo mudar a constituição para permitir sua reeleição, mas sim uma consulta a população se poderia colocar mais uma urna na eleição (a qual não participaria)para saber se o povo era a favor de uma assembléia constituinte. Ainda nos exemplos, diz que Uribe espera aprovação em consulta popular e não diz que os outros presidentes também mudaram a constituição consultando a população antes. Tudo para manipular a notícia para que os três primeiros parecessem ter conseguido a reeleição sem respaldo popular. Portanto, o jornal distorceu totalmente os fatos para fazer sua propaganda ideológica.

É incrível a desfaçatez da Globo em “omitir” que FHC (o príncipe sociólogo da imprensa) também mudou a constituição para permitir sua reeleição. Aliás, manobra essa que contou com compra de votos, sem nenhuma consulta popular e com total apoio da grande imprensa. Tudo para satisfazer o oportunismo político de FHC e tucanos. Será que eles esqueceram da reeleição comprada dos tucanos? Nada disso, é o partidarismo em véspera de ano eleitoral que tentará de tudo para eleger José Serra. A vantagem dos tucanos é que nem precisam gastar muito o caixa-dois com propaganda eleitoral, pois têm os principais veículos de comunicação (Globo, Bandeirantes, Folha, Estadão e Veja)trabalhando incessantemente a favor deles. É a manipulação partidária que é passada pra população diariamente. Para ver a "reporcagem" assista o vídeo abaixo:

OBS 1: A dica da reportagem foi do blog Cloaca News

OBS 2: "reporcagem" é termo utilizado pelo jonalista Antônio Mello autor do Blog do Mello, para se referir as "reportagens" da grande imprensa.


Share/Bookmark

Nenhum comentário: