21.4.09

Vereador Piracicabano acusa siderúrgica por poluição

Há alguns dias o vereador Laércio Trevisan Júnior (PR) disse na câmara dos vereadores de Piracicaba que a empresa Arcelor Mittal (antiga Belgo) é poluidora e não faz programa social e ainda afirmou que essa poluição estava gerando câncer em gatos e cachorros da região. É uma acusação grave e deveria despertar a atenção da população e dos outros vereadores sobre o assunto. Mas o que ocorreu foi o contrário, pois os vereadores tucanos José Luiz Ribeiro e o Longatto (aquele que assumiu a compra de votos) ficaram enfurecidos e deram declarações defendendo a empresa de antemão. Outro vereador, João Manoel, disse que há algum tempo atrás ele e outros políticos na época lutaram muito para manter a empresa na cidade para não haver desemprego. Até ai tudo bem, mas parece que porque a empresa gera muitos empregos, ela não deve ser contestada e investigada pelo poder público. E a saúde da população e o meio-ambiente onde fica?
Certa vez conversei com um membro da ONG Sodemap, aqui de Piracicaba, e este disse que já sofreu ameaças de empresas que foram denunciadas por despejar lixo industrial irregularmente e poluir o ar de áreas residenciais próximas. A Arcelor Mittal citada pelo vereador Trevisan fica no meio de bairros residenciais e muitos dizem que quando era Belgo, essa invistia em projetos ambientais em escolas, mas que era só fachada. É lógico que não dá para partir para uma acusação séria sem provas concretas, mas muitos ambientalistas dizem que isso é dificultado pelas empresas e que órgãos como a Cetesb tende sempre a favorecê-las. Há também o medo de as pessoas em denunciar empresas poluidoras e o conluio entre políticos locais com essas. Ai que entra o perigo da municipalização das licenças ambientais como eu escrevi no post anterior. Parece que as empresas fazem chantagem, pois o que fica implícito é que o poder público não ouse investigar, pois senão irão embora e deixarão muitos desempregados. Há muito conflito de interesses e o meio-ambiente é relegado como última das preocupações de políticos e empresários. A ambientalista Eloah Margoni escreveu um ótimo artigo sobre isso no jornal A Tribuna e tem a mesma preocupação com relação às licenças serem municipalizadas. Quem quiser ler o artigo está nesse endereço:
http://www.tribunatp.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=551
O vereador Trevisan deve agora tentar embasar suas acusações e não ter medo e nem ceder a pressão dos seus colegas de casa. Acho difícil político manter sua palavra, mas algo grave como essa acusação, deve ser investigado pelos órgãos competentes e pela imprensa para manter a população atenta.

Share/Bookmark

Um comentário:

Gleison disse...

Novo endereço do blog:
http://baudeopinioes.blogspot.com/
Veja também o blog dos servidores do Tribunal de Justiça de SP:
http://servtjsp.blogspot.com/
Abraços
Gleison