4.2.09

Frases conformistas

Nunca gostei de certas frases que todo mundo diz e que se tornaram clichês do dia-a-dia. Reconheço que é impossível nunca tê-las dito alguma vez na vida, mas têm gente que abusa dessas frases e diz pra tudo. Começarei por aquela clássica: " É assim mesmo...", essa é a típica do conformismo total. É usada sempre em conversas em que um está reclamando de algo que a outra pessoa não está afim de aprofundar, pois as vezes o resmungão é meio nervoso então não vale a pena discutir, ou que acha o assunto muito complexo e "chato". Geralmente o assunto incômodo é política (nessa eu me incluo) e essa frase clássica é sempre acompanhada pela outra mais clássica ainda: " fazer o quê, né?". Ouço muito isso, pois eu reconheço que sou um desses resmungões que adoram debater esses assuntos "chatos" para a maioria das pessoas. Você pode falar muito, dar exemplos de desigualdades, injustiças, corrupção, ou seja, é um catastrofista de plantão, e enquanto isso a maior parte das pessoas só acenam positivamente com a cabeça, mesmo se não estiverem concordando, mas no final você escuta: "É assim mesmo ....(depois de uns segundos).. fazer o que, né?" Todo mundo diz isso (será que é assim mesmo?), mas determinados assuntos, como por exemplo política, essas frases simbolizam um conformismo em deixar tudo como está, principalmente aqui no Brasil. Concordando ou não é muito bom existir o debate, mas é lógico que há hora pra tudo e não se pode só ficar falando disso toda hora, mas também os assuntos dominantes de toda hora são geralmente os mais supérfluos possíveis. Fofocas familiares, da vizinhança, novelas, big brother (arghhh) e outros típicos de idade e sexo. Por exemplo, assunto dominante no ambiente masculino é: carros ( e seus "roderos" - palavra existente só em Piracicaba), bebedeiras, mulher e é claro futebol. Outro exemplo são as meninas na adolescência que só falam de meninos e mal de outras meninas. No caso masculino é lógico que esses assuntos são divertidos e que descontraem, mas há pessoas que só sabem conversar sobre isso e nada mais.
Quando a pessoa tem uma decepção na vida (geralmente amorosa), está apreensiva com algo que não deu ou tem 100% de chances de não dar certo, a frase típica ouvida é: " Deixa pra lá...não liga, no final tudo dá certo". Isso quer dizer que a pessoa que está ouvindo está de saco cheio e quer que você pare de choramingar, mas o que você queria ouvir mesmo era alguma frase de apoio incondicional de que você está certo. Por exemplo, se você está com raiva de alguém que te sacaneou, você queria que a outra pessoa xingasse ainda mais esse "alguém" fazendo com que você descarregue tudo ali e se sinta aliviado por outra pessoa também concordar com aquilo.
Outra frase também dita em momentos tristes e de comoção é: "Vai passar" ou "mas passa" e sempre depois vem: "a vida continua" ou " a fila anda" (esse último virou até hit de música sertaneja).
Acho que são frases que se você não falar não faria a menor diferença e ás vezes o silêncio adianta mais do que dizer aquilo que todo mundo diz e está cansado de ouvir o tempo todo. Fazer o que né?
PS: Se alguém lembra de mais frases conformistas, mas não babacas, comente aqui no blog.

Share/Bookmark

6 comentários:

Anônimo disse...

hhahahahah
os rodero
hauahuahuahuahua
é verdade Beto, eu concordo com vc, mas assim, pra mim, nao há nada pior do que uma pessoa que só abre a boca pra reclamar... puxa vida né... eu num tenho paciencia pra isso... de vez em qdo tudo bem, mas sempre, num dah né...

Unknown disse...

Gostei do seu texto!!! Vc sabe q ultimamente venho ouvindo bastante algumas dessas frases....mas o duro é q no fundo, no fundo, algumas fazem sentido!...como é o caso de "Vai passar"...acho q é até mais chato pra quem ouve ela do que para quem ouviu suas reclamações iniciais q ocasionaram a famosa frase "Vai passar"....ahuauhauahauauh. E eu sei....vai passar!!

Érica disse...

Bom..eu sempre concordo com as coisas que vc diz...mas não sei, nesse caso não sei se estou plenamente de acordo...rs
Talvez pq eu fale bastante dessas frases...rs...não sei, concordo com a Debora que é duro conviver com quem só reclama, e as vezes acabamos falando essas frases mesmo, pq simplesmente não tesmo outra coisa pra falar, como é o caso do "vai passar" que a Giu falou...as pessoas falam tentando confortar a outra...sei la...fazer o q???hauahuah...brincaderinha

Anônimo disse...

É... fazer o que ?

Gleison disse...

Tem uma que eu odeio:
...sejamos pragmáticos...

Tradução: não adianta lutar, fique na sua, cala a boca, etc...

Loan disse...

"Nenhuma folha de árvore cai sem a vontade de Deus. Se aconteceu, foi porque Deus quis."

"É... se não deu, não era pra ser."