5.7.12

Lula, a foto e a cara de pau do PSDB

O jogo político das eleições começou e notabilizou-se por uma foto que resume o chamado “pragmatismo político”, o qual se faz para conseguir chegar ao poder ou se manter nele. A foto de Lula, Fernando Haddad(candidato a prefeito de São Paulo pelo PT) e Paulo Maluf (PP)rendeu muita indignação nos militantes do partido, setores da esquerda e críticas de todos os lados. A foto, exigida por Maluf à Lula, foi o grande problema e pode ser o tiro no pé dado pelo ex-presidente nas eleições da cidade de São Paulo. Tudo por pouco mais de 1 minuto na campanha eleitoral na TV para tentar alavancar Haddad.
Lula foi esperto ou se precipitou demais, pois sabia que a imprensa cairia em cima da foto e alardearia isso para o país todo para tentar constranger seus eleitores e logicamente dar munição para a campanha de Serra. Pode ser também que Lula sabendo disso, correu o risco, mas conseguiu fazer o seu candidato ter exposição antes da campanha oficial. A foto fez com que Luiza Erundina (PSB) deixasse a chapa que faria com Haddad, pois ela sabia do apoio do partido do Maluf. Erundina que sempre foi escrachada por boa parte da imprensa paulistana, de repente, virou exemplo e só assim deram algum espaço para ela se manifestar.
O candidato José Serra (PSDB) aproveitou o momento para criticar a aliança e tentar tirar uma “casquinha” do momento de rechaça que a foto causou em muita gente. Serra é obcecado pelo poder e nas campanhas joga sujo e baixo e ainda conta com apoio total da grande imprensa brasileira, principalmente a paulista. A desfaçatez e mentiras propagadas por Serra só se mantém devido a esse conluio total com a imprensa aliada. Não adianta lembrar que ele assumiu compromisso em 2004 dizendo que não deixaria a prefeitura de São Paulo e 2 anos depois ele deixou a prefeitura e disputou a eleição presidencial. Agora ele se faz de desentendido e a imprensa o apoia.
Na questão Maluf, Serra e seu partido são muito “caras de pau” para quererem dizer algo sobre a aliança com o PT nas eleições municipais paulistanas.
Primeiro porque Maluf e o antecessor do Partido Progressista (PP), o PPB, foi da base do governo FHC e o apoiou diretamente, também com foto e tudo, nas eleições presidenciais de 1998, como demonstram as imagens abaixo. Aliás, o PP também faz parte da base do governo federal desde o primeiro mandato de Lula.
Segundo, porque Maluf apoiou pessoalmente Serra nas eleições de 2010, mas apenas não fez nenhuma foto constrangedora. Apesar de que se fizesse a mídia não iria dar ênfase e possivelmente até a esconderia. Terceiro, porque o PP faz parte do governo Alckmin no estado de São Paulo onde possui a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), a qual foi negociada diretamente por Alckmin e Maluf visando o apoio a reeleição do tucano em 2014 no estado.
O apoio do PP de Maluf e seu precioso tempo de 1min35s na TV já estava sendo disputado nos bastidores pelo PT e PSDB. Dizem que Serra até teria ficado irritado quando soube que seu partido não tinha conseguido o apoio do PP para sua candidatura e ainda tê-la perdido para o PT. Mas depois da foto e o efeito negativo desta, Serra se sentiu a vontade para mostrar-se como “bom moço”. 
A crítica feita pelos partidos de esquerda à foto de Lula e Maluf é válida e certeira. Avalio que Lula errou e com isso perdeu uma vice incrível, com história e idoneidade, o que não se aplica ao Maluf. Outro erro é que o apoio de Maluf não transfere votos dele para Haddad, mas sim para Serra. 
Agora, quando a crítica é feita pelo PSDB e seus capachos na imprensa , são claramente oportunistas e ridículas devido aos fatos já mencionados. Vale lembrar que mesmo Maluf sendo sempre ridicularizado e acusado de ser corrupto, foi eleito deputado federal em 2010 com meio milhão de votos dos paulistas, os quais se dizem sempre “bem informados” e “inteligentes”. Garanto que muitos desses malufistas que agora tiram sarro e se mostram indignados, votariam nele se estivesse concorrendo a prefeitura de São Paulo. Serra e seus eleitores que enchem a boca pra falar da foto de dois antigos inimigos políticos agora darem as mãos, é bom lembrar que Serra fez isso em 2010 com ninguém menos que Orestes Quércia. 
Portanto, Lula errou ao tirar a foto com Maluf e mostrou que o jogo político é jogado para favorecer o projeto de poder. O mesmo é valido para Serra e sua claque que quer posar de moralista e ética, mas que em busca do mesmo objetivo também queriam o apoio de Maluf. A mídia tenderá a prejudicar todas candidaturas que ameaçarem Serra com sua habitual manipulação de reportagens negativas em torno dos oponentes ao candidato tucano. E assim, será mais uma campanha suja e de baixo nível, ainda mais quando é o Serra quem está na jogada.

Share/Bookmark

Nenhum comentário: