3.5.10

A dobradinha PIG/PSDB na campanha eleitoral

O Partido da Imprensa (ou PIG, como é chamado na internet) está dando cada vez mais exemplos do seu partidarismo com a manipulação de notícias para beneficiar o candidato deles: José Serra (PSDB). A Globo com a vinheta em comemoração dos seus 45 anos é exemplar, como já escrevi no texto anterior, mas esse 45 que aparece no final da propaganda é muito parecido com o do slogan tucano.

A capa da Veja com o Serra (a da mãozinha no rosto) foi copiada da revista norte-americana Time (aquela que elegeu Lula um dos mais influentes líderes do mundo) e para ajudar mais ainda colocou essa edição como propaganda da “revista” nas bancas de jornais. Na verdade a propaganda é para o Serra, mas a “revista” insiste na falácia da imparcialidade. Os ingênuos e tapados que dizem que a Veja também deu capa para a Dilma Roussef, não percebem a diferença das duas capas. Na da Dilma, a capa está em preto, branco e vermelho e com cara séria. Já na do Serra, rosto sorrindo, mão no rosto e uma mensagem explícita na capa dizendo que ele será o presidente. Essas duas capas foram muito bem analisadas pelo mestre em comunicação, Washington Araújo, no site do Observatório da Imprensa e pode ser visualizado aqui.
O candidato José Serra é hoje um candidato de mídia, pois se sustenta somente pelo apoio incondicional desta as propagandas enganosas e mentirosas do governo do estado de São Paulo, do qual era governador. Não há críticas e questionamentos e se há algo é deixado para rodapé de página na mídia escrita. Já na televisiva não há nenhum questionamento. Qualquer declaração de Serra já é prontamente reverberada pela imprensa, com direito a opinião de especialistas para fazer o jogo político antes mesmo da campanha oficial, como mostra essa capa do jornal O Globo:

Notícias positivas sobre a conjuntura nacional são também deixadas geralmente para segundo plano e quando são comentadas, tentam fazer o mínimo de correlação possível entre o governo Lula e as manchetes. Notícias como menor nível de desemprego e criação recorde de empregos formais são minimizadas, mas se estivéssemos sendo presididos ainda pelos tucanos, com certeza o Partido da Imprensa estaria fazendo estardalhaço com essas notícias. Endeusariam mais ainda os tucanos e seus líderes seriam tidos como os maiores estadistas que o país teve e os melhores do mundo. O PSDB no poder é garantia de uma imprensa chapa-branca e não investigativa, pois é só ver como atuava a imprensa na era FHC. Era uma imprensa morna, que deixava passar quase tudo e os apoiava em quase tudo também e de vez em quando para garantir audiência noticiavam um escândalo ou outro, mas não passava de fachada. Isso quando não era usada pelos caciques partidários, como fez ACM e Jader Barbalho com a Veja e a IstoÉ, para se atacarem.
Se não bastasse ter o partido da imprensa e grupelhos reaças que se dizem “apartidários” trabalhando a seu favor, os tucanos partiram para a guerra suja na internet. Estão utilizando “crackers” para atacar sites e blogs, como fizeram com o site do PT. Descobriu-se que o comandante dessas operações é o tesoureiro nacional do PSDB e ex-secretário-geral do governo FHC, Eduardo Graeff. Inclusive o site oficial do partido traz o link de um outro site criado pelo partido para acusar e difamar Lula e Dilma. Isso foi denunciado pelo deputado Brizola Neto (PDT) no seu blog aqui.
Outro episódio que expôs mais uma vez como são ridículos alguns membros da oposição é o site do histriônico deputado federal José Carlos Aleluia (PFL, vulgo DEM) que trouxe um texto falso atribuído a apresentadora Marília Gabriela. Ela desmentiu a autoria e deixou claro como alguns opositores fazem de tudo para enganar e fazer o jogo político sujo e rasteiro.


Para finalizar, deixo um vídeo deboche que mostra hilariamente como age um típico reaça, ainda mais os condicionados e doutrinados pelo blogueiro esgoto da Veja. Confiram, pois é muito bom:


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