27.8.12

Marighella - "Mil Faces de Um Homem Leal"

Acabei de ver o novo clipe do maior grupo de RAP do Brasil, Racionais MC´s, sobre o revolucionário Carlos Marighella e me surpreendi com a excelente música que o rapper Mano Brown, mais uma vez, conseguiu fazer. A letra e o clipe fazem uma conotação com as aspirações revolucionárias de Marighella com o cotidiano atual dos trabalhadores e pobres do Brasil. Mano Brown sintetizou muito bem esse espírito revolucionário de Marighella na letra e trouxe ao conhecimento não só do RAP, mas também de todos os marginalizados das periferias do país. 
Marighella foi personagem importante na luta armada contra a ditadura militar e até hoje desperta ódio e preconceito daqueles que até hoje apóiam o regime militar. Como todo opositor, ainda mais da luta armada, é tido como terrorista por estes incautos que apoiaram uma corja militar assassina e torturadora que tomou o poder ilegalmente em 1964 no Brasil. 
Para muitos ele pode parecer radical, mas ele lutou até o fim pelo justo e contra uma tirania, a qual conseguiu atrasar o país mantendo a desigualdade, injustiças, corrupção e violência que perduram até hoje. 
A música e o clipe (abaixo) fazem parte da trilha sonora do filme "Marighella" que ainda vai estrear em outubro de 2012 no Brasil. Confiram!

Share/Bookmark

Nenhum comentário: